Astrônoma Annie Jump


Annie Jump foi uma astrônoma estadunidense, cujo trabalho de catalogação foi fundamental para a atual classificação estelar. Com Edward Charles Pickering, ela desenvolveu o Esquema de Classificação de Harvard, que foi a primeira tentativa de organizar e classificar estrelas baseadas em suas temperaturas.


Em 1896, Annie se tornou membro do "Mulheres de Pickering", em Harvard, um grupo de mulheres excepcionais contratadas por Edward Charles Pickering, diretor do observatório, para computar dados astronômicos, mapear e definir cada estrela no céu por sua magnitude fotográfica.
Annie e as outras mulheres do observatório foram críticadas por estarem em "um lugar que não lhes pertencia" ao invés de estarem em casa, sendo esposas e donas de casa. Mulheres costumavam não crescer na carreira acadêmica além do cargo de assistentes e recebiam apenas 25 centavos de dólar por hora, por sete horas ao dia, seis dias na semana. Mas isso não impediu que Annie dominasse esta área chegando até a auxiliar colegas homens no observatório, o que lhe rendeu fama. Ela ajudou a estabelecer parcerias e trocas de equipamentos entre os homens da comunidade internacional e assumiu um papel de embaixadora fora do observatório. Escreveu artigos e livros, elevando o status da Astronomia e, em 1933, representou as mulheres cientistas na  Exposição Mundial, em Chicago.
Manualmente, Annie Jump classificou mais estrelas na vida do que qualquer outro astrônomo, num total de 350 mil estrelas. Descobriu 300 estrelas variáveis, cinco novas e uma estrela binária, criando uma bibliografia que incluía cerca de 200 mil referências. Annie era capaz de classificar três estrelas por minuto apenas observando seus padrões espectrais e, se usasse lentes, poderia classificar estrelas de até nona grandeza, que são cerca de 16 vezes mais fraco do que o olho humano pode ver.

Algumas das maiores conquistas de Annie Jump:
Primeira mulher eleita para um cargo na American Astronomical Society;
A cratera lunar Cannon foi nomeada em sua homenagem;
O asteroide 1120 Cannonia é em sua homenagem;
Apelidada de "Censora do Céu", por classificar mais de 300 mil corpos estelares, mais do que qualquer outra pessoa.


*Esse texto foi modificado em relação ao original.
Imagem via: Google.

Comentários