Astronauta John Watts Young

John Watts Young foi um astronauta norte-americano e o nono homem a pisar na Lua, em 1972, no comando da missão Apollo 16.

Selecionado como astronauta pela NASA em 1962, como parte do segundo grupo de pilotos admitidos pela agência, Young foi ao espaço pela primeira vez em 1965, na primeira das missões do Projeto Gemini, a Gemini III, junto com o comandante Virgil Grisson, um veterano do Projeto Mercury. Em 1969, ele fez parte da tripulação da Apollo 10, que testou, sem pousar, o Módulo Lunar na órbita do satélite e em 1972 tornou-se comandante da Apollo 16, sendo o nono homem a pisar no solo lunar.


Após o fim do Programa Apollo, Young continuou ativo na NASA e em 1981, aos 50 anos, foi o primeiro astronauta a comandar uma missão de um ônibus espacial, o Columbia na STS-1. Em 1983, retornou ao espaço na missão inaugural do Spacelab, a STS-9. Também seria o primeiro homem a ir ao espaço sete vezes com a missão STS-61-J, que colocaria o Telescópio Espacial Hubble em órbita. A missão estava agendada para para 27 de outubro de 1986, contudo, foi cancelado após o desastre do Challenger, em 28 de janeiro de 1986, na missão STS-51-L. O Hubble só seria satelitizado em abril de 1990, na STS-31, mas com outro comandante.

Após 42 anos de serviços ininterruptos na NASA, John Young aposentou-se em dezembro de 2004, aos 74 anos de idade,  porém compareceu ao encontro matinal das segundas-feiras, no Departamento de Astronautas da agência, onde trocava opiniões e dividia experiências com os atuais astronautas.

John Young morreu aos 87 anos, em consequência de complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele residia na periferia de Houston, perto do centro espacial da Nasa.
"A Nasa e o mundo perderam um pioneiro", lamentou a agência espacial americana em um comunicado.


Fontes:
Imagem via Google.

Comentários