UY SCUTI: A maior estrela conhecida atualmente

UY Scuti é uma estrela supergigante vermelha, variável pulsante, de tipo espectral M4. Localizada a 2,9 kiloparsecs (9500 anos-luz) da Terra, na constelação de Scutum, é considerada atualmente a maior estrela já descoberta.

Seu raio corresponde a (1708 ± 192) raios do Sol (7,94 UA), equivalente a um diâmetro de 2 375 828 000 km. Tem uma luminosidade 340 000 vezes superior à do Sol e sua temperatura é de (3365 ± 134) K. Sua massa é estimada em 30 vezes a massa do Sol, inferior à de R136a1, que tem uma massa de 265 vezes a do Sol, mas cujo raio é apenas 30 vezes maior que o do Sol.
Se fosse posicionada no centro do sistema solar a fotosfera de UY Scuti poderia engolir todos os planetas até Júpiter pelo menos. Ela contém um volume de aproximadamente 5 bilhões de vezes o tamanho do Sol.

A estrela é classificada como uma variável semirregular com um período de pulsação aproximado de 740 dias.Tem o poder bolométrico total de 340.000 L☉, o que a torna uma das estrelas mais luminosas na galáxia.

Um objeto hipotético viajando à velocidade da luz levaria cerca de sete horas para viajar ao redor de UY Scuti, enquanto que levaria 14,5 segundos para circundar o Sol.

Supernova
Baseado em modelos atuais de evolução estelar, UY Scuti começou a fundir o hélio e continua a fundir o hidrogênio em uma casca em torno do núcleo. A localização de UY Scuti profundamente dentro do disco da Via Láctea sugere que é uma estrela rica em metal.
UY Scuti deve fundir lítio, carbono, oxigênio, néon e silício em seu núcleo dentro do próximo milhão de anos. Após isto, seu núcleo começará produzir ferro, interrompendo o contrapeso da gravidade e de radiação em seu núcleo e resultando no colapso do núcleo, uma supernova. Acredita-se que estrelas como UY Scuti evoluam de volta para temperaturas mais quentes para se tornarem uma hipergigante amarela, uma variável luminosa azul ou uma estrela Wolf-Rayet, criando um forte vento estelar que ejetará suas camadas externas e exporá o núcleo, antes de explodir como uma supernova tipo Ib/Ic.


Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/UY_Scuti
Imagem via: Google.

Comentários