Pacientes têm problemas de visão após olhar para eclipse solar total sem proteção

Observadores relataram borrão de brilho no meio da vista após assistir fenômeno

A Agência Espacial Norte Americana (Nasa) e diversos especialistas alertaram: Não é seguro olhar para o sol sem proteção. Mesmo assim, alguns observadores do eclipse solar total resolveram arriscar no último 21 de agosto. O resultado, de acordo com alguns médicos dos Estados Unidos, são pacientes com problemas de visão chegando aos consultórios.

O oftalmologista Raj Maturi, do Midwest Eye Institute, em Indianápolis, disse ao "USA Today" que recebeu dois pacientes que relataram problemas de visão após o eclipse. Ambos olharam para o sol durante o fenômeno sem proteção, mesmo que por alguns segundos.
Os pacientes disseram que estão vendo um borrão de brilho no meio da visão. Felizmente, de acordo com o médico, a exposição não foi longa o suficiente para causar danos permanentes - anti-inflamatórios e outros remédios contribuíram para que a visão voltasse ao normal em alguns dias.-

"As células dos olhos sofreram um choque de energia", disse Maturi ao "USA Today". "Infelizmente, não há tratamento para uma longa exposição. Você está literalmente queimando os olhos, e é impossível recuperar".

O consultório de Maturi e outros laboratórios dos Estados Unidos receberam ligações de observadores do eclipse preocupados, mas os problemas mais simples foram descartados ou solucionados por telefone.

De acordo com a Nasa, os óculos especiais não podem ser substituídos pelos normais ou por filmes antigos de fotografia.



Fonte:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/pacientes-tem-problemas-de-visao-apos-olhar-para-eclipse-sem-protecao.ghtml

Comentários