SGDC-1: O Satélite Brasileiro

O SGDC-1 (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas 1) é um satélite de comunicação geoestacionário brasileiro que foi construído pela Thales Alenia Space. Ele está localizado na posição orbital de 75 graus de longitude oeste e é operado pela Telebras. O satélite foi baseado na plataforma Spacebus-4000 e sua expectativa de vida útil é de 18 anos.

Objetivo
O SGDC-1 foi projetado para fornecer mais segurança para às comunicações estratégicas do governo e às comunicações militares, pois seu controle é realizado no Brasil em estações localizadas em áreas militares, sob a coordenação da Telebras e do Ministério da Defesa.

História
A Telebras e a Visiona Tecnologia Espacial assinaram em 28 de novembro de 2013, um contrato para desenvolver o projeto do satélite SGDC-1, cujo valor foi de R$ 1,3 bilhão, e que inicialmente previa a entrega do sistema no final do ano de 2016.

Lançamento
O satélite foi lançado com sucesso ao espaço no dia 4 de maio de 2017, às 21h52 UTC, por meio de um veículo Ariane 5 ECA da empresa francesa Arianespace, lançado a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, juntamente com o satélite Koreasat 7. Ele tinha uma massa de lançamento de 5.735 kg.

Capacidade e cobertura
O SGDC-1 está equipado com vários transponders em banda Ka e 5 em banda X para fornecer internet banda larga e comunicações para o governo brasileiro e às Forças Armadas.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/SGDC-1
Imagem via: Google. 

Comentários