SGDC-1: O Satélite Brasileiro

O SGDC-1 (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas 1) é um satélite de comunicação geoestacionário brasileiro que foi construído pela Thales Alenia Space. Ele está localizado na posição orbital de 75 graus de longitude oeste e é operado pela Telebras. O satélite foi baseado na plataforma Spacebus-4000 e sua expectativa de vida útil é de 18 anos.

Objetivo
O SGDC-1 foi projetado para fornecer mais segurança para às comunicações estratégicas do governo e às comunicações militares, pois seu controle é realizado no Brasil em estações localizadas em áreas militares, sob a coordenação da Telebras e do Ministério da Defesa.

História
A Telebras e a Visiona Tecnologia Espacial assinaram em 28 de novembro de 2013, um contrato para desenvolver o projeto do satélite SGDC-1, cujo valor foi de R$ 1,3 bilhão, e que inicialmente previa a entrega do sistema no final do ano de 2016.

Lançamento
O satélite foi lançado com sucesso ao espaço no dia 4 de maio de 2017, às 21h52 UTC, por meio de um veículo Ariane 5 ECA da empresa francesa Arianespace, lançado a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, juntamente com o satélite Koreasat 7. Ele tinha uma massa de lançamento de 5.735 kg.

Capacidade e cobertura
O SGDC-1 está equipado com vários transponders em banda Ka e 5 em banda X para fornecer internet banda larga e comunicações para o governo brasileiro e às Forças Armadas.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/SGDC-1
Imagem via: Google. 

Comentários

  1. In 2010, DREAM Satellite added RTCD Congo, RTB Burkina Faso, etc on its lineup. In 2011, DREAM Satellite added CCTV 1, CCTV 2, Hunan TV, etc on its lineup. In 2012, DREAM Satellite added TVB Bolivia, etc on its lineup. In 2013, KOREASAT 7 began its test broadcast with KBS, etc as the channels that remain until 2017.

    ResponderExcluir

Postar um comentário