9 verdades e uma mentira astronômica

Nove verdades e uma mentira astronômica!

O blog apresenta hoje nove verdades e uma mentira astronômicas, e desafia você a dizer qual é a mentira. Respostas no final do post.



1) É possível enfileirar todos os planetas do Sistema Solar no espaço entre a Terra e a Lua.
2) Alguém já jogou golfe na Lua.
3) Júpiter tem anéis.
4) É possível ver auroras no polo sul da Terra.
5) Lennon, McCartney, Harisson e Starr são 4 asteroides.
6) Tem uma máquina de café espresso no espaço.
7) A sonda Juno, em órbita de Júpiter, tem peças de Lego.
8) Durante a corrida espacial para conquistar a Lua, a NASA inventou o velcro, o teflon e uma caneta para ser usada em ambientes de microgravidade.
9) Rochas marcianas já foram encontradas na Terra.
10) Se você colocasse Saturno numa bacia com água ele flutuaria.

Agora as respostas...

1) É possível enfileirar todos os planetas do Sistema Solar no espaço entre a Terra e a Lua.

Verdade. Se você pegar os diâmetros de cada planeta e somá-los, você deve encontrar algo como 387.940 km (com dados da Wikipédia). Isso seria o mesmo que perfilar todos os planetas a partir de seu equador. A distância média entre a Terra e a Lua, considerando o espaço entre as superfícies é 384.399 km. Ué, mas isso é menos que a fila de planetas! Fato, mas se você perfilar os planetas encostando-os pelos polos, a fila de planetas terá 364.799 km e aí cabe com certa folga! Como os planetas são achatados nos polos, por causa da rotação, seu diâmetro medido pela distância de um polo a outro acaba sendo menor do que o diâmetro medido no equador. Isso é particularmente importante nos gigantes gasosos que giram rápido e por isso são muito achatados. Você pode perceber isso com uma pequena luneta, no caso de Júpiter.

2) Alguém já jogou golfe na Lua.

Verdade. Isso aconteceu na missão Apollo 14, no dia 6 de fevereiro de 1971. Alan Shepard improvisou um taco de golfe e deu duas tacadas, lançando duas bolas 'a milhas e milhas de distância', segundo o próprio. Analisando as imagens do feito, foi uma tacada muito ruim e 'milhas e milhas' foi um exagero, mas Shepard foi o primeiro e único ser humano a dar uma tacada de golfe fora da Terra.

3) Júpiter tem anéis.

Verdade. Quando falamos em anéis, pensamos logo em Saturno, que tem o mais exuberante sistema do anéis entre os planetas. Mas o fato é que todos os planetas gasosos têm anéis. O mais notório deles é Urano, depois de Saturno. Os anéis de Júpiter são muito fracos e perto do brilho do planeta são imperceptíveis, mas eles se revelam nas imagens em infravermelho.

4) É possível ver auroras no polo sul da Terra.

Verdade. As auroras podem ser vistas em altas latitudes terrestres, seja ao norte onde são chamadas de auroras boreais, seja ao sul onde são chamadas de auroras austrais. O fato é que ninguém se lembra das auroras austrais, porque as boreais são mais famosas, elas podem ser vistas no norte da Europa, ou seja, há registros delas há pelo menos mil anos. As auroras austrais começaram a ser observadas há bem menos tempo, mas podem ser vistas na Nova Zelândia, quando a atividade geomagnética é muito alta.

5) Lennon, McCartney, Harisson e Starr são 4 asteroides.

Verdade. Os quatro rapazes de Liverpool são também quatro asteroides. Os Beatles foram homenageados por astrônomos que batizaram asteroides com seus nomes. Você também poderá encontrar David Bowie, Fred Mercury, Mr. Spock e tantos outros astros.

6) Tem uma máquina de café expresso no espaço.

Verdade e ela funciona! A máquina, chamada de isspresso, foi levada para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 14 de abril de 2015. A ideia foi de duas fábricas de máquinas de café expresso italianas, que se associaram à agência espacial da Itália para desenvolver uma máquina que pudesse funcionar em um ambiente de microgravidade. Quatro protótipos foram testados por um ano e meio, sendo necessário desenvolver inclusive uma xícara especial. 
*Não há registros confiáveis a respeito da qualidade do café produzido na ISS. 

7) A sonda Juno, em órbita de Júpiter, tem peças de Lego.

Verdade. A sonda Juno partiu para estudar Júpiter, sobrevoando o topo das nuvens a menos de 5 mil km em algumas ocasiões. Para enfrentar o intenso campo magnético de Júpiter, a nave partiu com uma blindagem pesada, mas isso não impediu a NASA de incluir 3 peças de Lego, encomendadas especialmente para isso. São três figuras que representam o deus Júpiter, sua esposa Juno e o astrônomo italiano Galileu Galilei. As três figuras estão à bordo da nave acompanhando as pesquisas.

8) Durante a corrida espacial para conquistar a Lua, a NASA inventou o velcro, o teflon e a caneta para ser usada em ambientes de microgravidade.

Falso. A NASA fez uso intenso desses três inventos, mas nenhum deles foi desenvolvido pela agência espacial americana, nem mesmo foram encomendadas por ela. Velcro foi muito utilizado pelas missões espaciais para prender pequenos instrumentos ou pequenas peças para que elas não flutuassem ao chegar em órbita, mas ele já existia desde a década de 1940. Teflon, de acordo com o mito, teria sido inventado para proteção térmica das naves durante a reentrada na atmosfera. Teflon foi inventando em 1938, bem antes da criação da NASA e nem serve para isolamento térmico. A famosa história de que a NASA teria investido milhões de dólares numa caneta que pudesse escrever em um ambiente com microgravidade enquanto os soviéticos teriam usado lápis nas viagens espaciais é mito. A NASA usou lápis também, mas eles têm as desvantagens de precisarem ser apontados e espalharem resíduos pela cabine ao serem usados. Os resíduos, como as raspas de madeira e o pó do grafite (bem como os pedacinhos de borracha que se desprendem ao apagar um registro) iriam ser inalados pelos astronautas, são inflamáveis e, pior, como o grafite é condutor, ele poderia entrar nos circuitos elétricos e provocar um curto circuito em pleno espaço. A tal "caneta da NASA" que funciona até de cabeça para baixo, foi inventada na década de 1960 por Paul Fisher que nunca foi sequer funcionário da NASA.

9) Rochas marcianas já foram encontradas na Terra.

Verdade. Ué, quem as trouxe para cá? Algum dos jipes conseguiu enviar uma amostra para a Terra? Não, quem trouxe as pedras foi a gravidade! Bem no início do Sistema Solar, quando ele nem estava formado, havia uma grande quantidade de asteroides transitando pelo espaço. Alguns deles muito grandes. Nessa época, impactos colossais eram muito comuns, a ponto dela ficar conhecida como a era do grande bombardeio. Esses impactos violentos arrancavam e arremessavam pedaços da crosta dos planetas para o espaço. Depois de muitos milhões de anos vagando pelo Sistema Solar, esses pedaços foram sendo capturados por outros planetas virando meteoritos. Isso aconteceu com a Terra, a Lua e com Marte por exemplo e volta e meia alguém descobre uma pedra de origem lunar ou marciana na Terra. O inverso também deve ter acontecido, mas como a gravidade da Terra é maior que a gravidade da Lua ou Marte é mais difícil arremessar rochas terrestres ao espaço. 

10) Se você colocasse Saturno numa bacia com água ele flutuaria.

Verdade. Bem, considerando que você consiga colocar Saturno numa bacia gigantesca com água. A questão aqui é que a densidade média de Saturno é aproximadamente 0,7 gramas por centímetro cúbico. A densidade da água é um grama por centímetro cúbico. Qualquer corpo que tenha uma densidade menor que a da água, como Saturno, boiaria se fosse colocado em um recipiente com água. Ele tem muita massa, o equivalente a 95 vezes a massa da Terra, mas também é muito grande, por isso sua densidade é muito baixa.

Fonte:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/
Imagem via: Google. 

Comentários