Texto reflexivo sobre o Dia da Terra

22 de abril de 2017: Hoje é o dia em que homenageamos a nossa casa, nosso lar, nosso frágil pálido ponto azul.
Hoje é o dia da TERRA, dia em que fazemos reflexões sobre o que temos feito com nosso (até agora) único planeta. Mas podem ficar tranquilos pois não vou começar com um discurso sobre aquecimento global e etc... Pois disso todos estamos cansados de saber, porém não temos feito quase nada para mudar essa triste realidade. Recentemente ouvi uma pessoa falando que sempre houve essa 'história' de aquecimento global, e para ser sincera até concordo, acho que sempre houve um cuidado para com o nosso futuro, talvez em nossa própria consciência. Entretanto, por mais que sempre tenha existido essa preocupação, parece que nunca esteve tão perto de se tornar real e necessária; nosso lar está com seus recursos quase esgotados, não falo apenas de recursos minerais, os quais produzem imensas riquezas; mas sim de recursos os quais nos mantêm aqui, vivos; como o gás oxigênio, a nossa preciosa água que está cada vez mais escassa em algumas partes do mundo, nossa fauna e flora... pense em quantas espécies que foram dizimadas ao longo desses anos, cada ser, cada animal com suas características, todos eles sendo nossos companheiros, dividindo conosco o mesmo lar, alguns deles sendo responsáveis pela evolução... desculpe, falei no início que não faria mais um daqueles textos, mas é impossível não tocar nesse assunto, falar do planeta Terra sem mencionar seus frutos me parece perverso.
Peço agora para que olhe pra essa imagem do lado, ela é simplesmente maravilhosa e inspiradora! É ali onde todos que você ama, conhece, admira.. estão. Todos em um mesmo lugar, partilhando uma mesma espécie. É estranho pensar que anos atrás estávamos presos ali, e que hoje começamos a nos aventurar pelo Cosmos, conhecendo e estudando novos planetas, comparando-os com a Terra, e em busca de vizinhos; seres ao menos parecidos conosco. Todavia, por mas que nos aventuremos rumo a lugares inexplorados, a Terra sempre será a nossa casa, o berço da humanidade. 

Espero que lembrem-se disso, que valorizem nosso lindo planeta, e principalmente que agradeçam por ele nos suportar diante os vastos oceanos do tempo e do espaço. 



Obrigada por lerem. 
Jaíne Buriti.