#Postagens Atrasadas - M67 ou NGC 2682 (Aglomerado estelar aberto em Câncer)

Messier 67 (também conhecido como NGC 2682) é um aglomerado estelar aberto localizado na constelação de Câncer a 2 700 anos-luz da Terra. Foi descoberto por Johann Gottfried Koehler em 1779. Em 1780 Charles Messier o redescobriu independentemente e adicionou ao seu catálogo.

Características
É um dos aglomerados abertos mais velhos que se conhecem, e o mais velho do catálogo Messier. Segundo Georges Meynet, sua idade foi estimada em 4 bilhões de anos. Conhece-se apenas dois aglomerados abertos mais velhos que M67, NGC 188, com uma idade estimada em 5 bilhões de anos, e NGC 6791, com cerca de 7 bilhões de anos de idade. 

Devido a sua idade avançada, o diagrama de Hertzsprung-Russell do aglomerado mostra um grande ramo bem desenvolvido de gigantes vermelhas. Contém pelo menos 11 estrelas da classe espectral K, com magnitude absoluta entre +0,5 a +1,5, além de outras estrelas menores ainda pertencentes à sequência principal. Contém ainda algumas estrelas azuis, incomuns para um aglomerado velho, pertencentes à classe espectral B8 ou B9, de magnitude aparente 10, correspondendo a uma luminosidade 50 vezes maior do que a luminosidade solar, considerando sua distância de 2 700 anos-luz em relação à Terra.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Messier_67
Imagem via: Google.