#Postagens Atrasadas - Cientista Robert Hooke

Robert Hooke foi um cientista experimental inglês do século XVII, uma das figuras chave da revolução científica.

Realizações
Hooke é atribuído a invenção do microscópio composto, com lentes múltiplas (geralmente três - uma ocular, uma lente de campo e uma objetiva). Embora tenha prestado muitos conselhos sobre novos projetos para microscópios ao fabricante Christopher Cock, esta atribuição parece estar incorreta.
As suas outras realizações significativas incluem a invenção da junta universal, a construção do primeiro telescópio refletor, o telescópio Gregorian (gregoriano) e a descoberta da primeira estrela binária.

Hooke e Newton

Havia muita antipatia mútua entre Hooke e Isaac Newton. Tudo começou em 1672, quando Newton publicou o artigo "Nova teoria sobre luz e cores" nas Philosophical Transactions da Royal Society de Londres.
Newton expôs suas ideias para serem debatidas, respondeu pacientemente os duros questionamentos feitos por Hooke e o cientista holandês Cristian Huygens. Porém a paciência de Newton era limitada, e ao ser duramente criticado ficou extremamente irritado prometendo nunca mais publicar um artigo científico, chegou até ameaçar abandonar por completo a investigação científica. Newton recolhe-se e permanece em silêncio científico até 1675, quando visitava Londres, soube que finalmente Robert Hooke acabara de aceitar suas teorias sobre as cores.
Em suas cartas formais, é possível perceber a ausência de afeição entre ambos.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Hooke
Imagens via: Google.