#DiaInternacionalDaMulher - Cientista Margaret Heafield

Margaret Heafield Hamilton é uma cientista da computação, engenheira de software e
empresária estadunidense. Foi diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do MIT, que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. O software de Hamilton impediu que o pouso na Lua fosse abortado.


Apollo 11
O trabalho de Margaret Hamilton evitou que o pouso da Apollo 11 feito na Lua fosse abortado. Quando faltavam três minutos para a Apollo 11 pousar na lua, vários alarmes do módulo lunar começaram a tocar. O computador ficou sobrecarregado com atividades do radar de aproximação, desnecessárias para o pouso. No entanto, devido à arquitetura robusta do software, o sistema continuou funcionando de maneira que as atividades prioritárias interrompessem as menos prioritárias. Mas ela sabia, por ter escrito o código do computador, que ele seria capaz de realizar o pouso, pois foi programado para desconsiderar as tarefas desnecessárias no momento da alunissagem. A falha foi atribuída a um erro humano na lista de comandos a serem executados pelos astronautas.

Prêmios e reconhecimento
1986: Prêmio Augusta Ada Lovelace, Association for Women in Computing.
2003: NASA Exceptional Space Act Award for scientific and technical contributions. O prêmio incluiu US$37.200, a maior soma dada a um indivíduo na história da NASA.
2009: Prêmio para Ex-Alunos Notáveis (Outstanding Alumni Award), Earlham College.
2016: Recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria civil dos Estados Unidos.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Hamilton_(cientista_da_computa%C3%A7%C3%A3o)
Imagens via: Google.