Parsec

O Parsec (símbolo: pc) é uma unidade de distância usada em trabalhos científicos de Astronomia para representar distâncias estelares. Equivale à distância de um objeto cuja paralaxe anual média vale um segundo de arco (1"). Devido à definição da paralaxe anual, o parsec também pode ser entendido como a distância à qual se deveria situar um observador para observar uma unidade astronômica (UA) -- equivalente à distância da Terra ao Sol -- sob o ângulo de um segundo de arco.

A palavra parsec surgiu da contração das palavras "paralax" (paralaxe) e "second" (segundo). A palavra surgiu pela primeira vez em um artigo astronômico em 1913, numa nota de rodapé, na qual Frank Dyson expressa preocupação em adotar um nome para representar a distância das estrelas a partir de suas paralaxes. Dyson sugere o nome astron, mas informa que Carl Charlier propôs o termo siriômetro e que Herbert Hall Turner sugeriu parsec, que acabou por se tornar o nome da unidade.

Uma vez que o método de paralaxe é a técnica fundamental para a calibração de distâncias astronômicas, o parsec é a unidade de distância mais usada em publicações astronômicas profissionais. A vantagem de seu uso deve-se a que a distância de uma estrela, em parsecs, pode ser diretamente obtida da paralaxe por meio de sua fórmula. Artigos de divulgação científica e jornais, contudo, preferem usar uma unidade mais intuitiva: o ano-luz.

Conversão em unidades mais usuais
Um parsec é equivalente a:
30,857 petametros
3,26156 anos-luz
1,9174×1013 milhas
3,08568×1016 metros

Unidades múltiplas do parsec
Um quiloparsec, abreviado como kpc, vale mil parsecs. Um megaparsec, abreviado como Mpc, vale um milhão de parsecs e Gpc um bilhão de parsecs. Quiloparsecs e Megaparsecs costumam ser usados para representar distâncias galácticas e Gigaparsecs extragalácticas.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parsec