O que são planetas plutoides?

Plutoides são corpos celestes em órbita em torno do Sol a uma distância maior que a de Netuno, que possuem massa suficiente para adotar uma forma em equilíbrio hidrostático (isto é, uma forma próxima à esférica) e que não limparam a vizinhança em torno de sua órbita. Em junho de 2008, havia apenas dois plutoides conhecidos e nomeados, Plutão e Éris. Em julho daquele ano, a União Astronômica Internacional (UAI) acrescentou à lista o plutoide Makemake e em setembro, Haumea. Espera-se que outros plutoides venham a ser designados à medida que a Ciência avance e novas descobertas sejam feitas.

Assim, qualquer corpo celeste que seja ao mesmo tempo um planeta anão e um corpo transnetuniano é considerado um plutoide.

O planeta anão Ceres não é um plutoide, pois encontra-se no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O atual conhecimento científico parece indicar que Ceres é o único corpo celeste de seu tipo, razão pela qual a UAI no momento não propõe criar uma categoria separada de planetas anões semelhantes a Ceres.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Plutoide
Imagem via: Google.