NGC 7293 - Nebulosa Hélix

Nebulosa de Hélix, também conhecida como Nebulosa da Hélice, ou NGC 7293 é uma nebulosa planetária localizada na constelação de Aquarius (ou Aquário).

Descoberta por Karl Ludwig Harding, provavelmente antes de 1824, essa nebulosa é uma das mais próximas da Terra, com aproximadamente 700 anos-luz de distância (215 parsec). Ela é muito parecida com a nebulosa do anel, e têm tamanho, idade e características físicas parecidos à nebulosa do Haltere, sendo diferentes apenas em suas proximidades e por ter a aparência de um ângulo equatorial. A nebulosa de Hélix já foi chamada várias vezes de Olho de Deus na internet.


Durante a chuva de meteoros Leônidas em novembro de 2002, os controladores viraram o Hubble para protegê-lo por cerca de meio dia. Felizmente, a Nebulosa Hélix estava quase que exatamente na direção oposta à chuva de meteoros, assim o Hubble pôde fotografar a nebulosa.

Nebulosas planetárias como a de Hélix são formadas no final da vida de uma estrela (como o Sol) por uma corrente de gases que escapam da estrela que estava morrendo.


Nebulosa de Hélix é chamada de ''o olho de Deus'' por sua posição estar respectivamente de um ponto de vista privilegiado da Terra. É como se ela nos vigiasse. Posto então o termo por alguns cientistas, filósofos e milhares de internautas que aderem a essa ideia ou teoria, pois está relacionada a frase ''O olho de Deus a nos vigiar''. 

Texto original via:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nebulosa_de_H%C3%A9lix
Imagens via: Google.
Vídeo: Conhecendo o Espaço - #8 - A Nebulosa Hélix.