#DiaInternacionalDaMulher - Cientista Caroline Herschel

Caroline Lucretia Herschel (Hanôver, 16 de março de 1750 — Hanôver, 9 de janeiro de 1848) foi uma astrônoma germano-britânica.

Nasceu em uma família de músicos alemães. Em 1772 se mudou para a Inglaterra para ficar com seu irmão, o astrônomo William Herschel. Depois de aprender Astronomia sozinha e Matemática com a ajuda de seu irmão, ela tornou-se sua assistente. Sua contribuição mais significativa para a astronomia foram as descobertas de vários cometas, especialmente o cometa 35P/Herschel-Rigollet. 

Mais tarde, em 1787, Herschel foi nomeada assistente do Astrônomo da Corte, tendo sido a primeira mulher a ocupar esse cargo e a primeira mulher a ser paga por sua contribuição. Herschel tornou-se reconhecida em toda a Europa como uma grande Astrônoma. Tanto em importante colaboração com seu irmão como sozinha, ela descobriu muitos cometas. Recebeu uma série de prêmios por seu trabalho, incluindo a Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society, em 1828. Em seu aniversário de 96 anos, ela também recebeu uma Medalha de Ouro da Ciência do Rei da Prússia (1846). Foi uma Astrônoma autodidata.

Contribuição para a Astronomia
William afirmava que Caroline atuava bastante em suas pesquisas, principalmente no trabalho relacionado a telescópios de alta performance. Ela aprendeu a copiar catálogos astronômicos que William emprestava. Ela também aprendeu a gravar, resumir e organizar as observações astronômicas do irmão.

Premiações
Herschel ganhou uma medalha de ouro da Astronomical Society of London (1828), por catalogar as 2500 nebulosas descobertas por seu irmão.

Em 1835, ela foi eleita membro honorário da Royal Astronomical Society, juntamente de Mary Sommerville - elas foram as primeiras mulheres a participar da sociedade. Em 1838, ela também se tornou membro honorário da Acadêmia Real Irlandesa, em Dublin.

Também foi premiada com uma Medalha de Ouro pela Ciência (1846) pelo Rei da Prússia, entregue a ela por Alexander von Humboldt, em reconhecimento dos "seus valiosos serviços, descobertas, observações e cálculos". Na época da premiação estava com 96 anos de idade.

O asteroide 281 Lucretia que foi descoberto em 1888, presta homenagem à Caroline levando o seu segundo nome. Uma cratera na Lua é batizada em sua homenagem, a cratera C. Herschel.

Há um poema de Adrienne Rich, publicado em 1968, em homenagem à vida e à contribuição de Caroline Herschel para a ciência, cujo título é Planetarium.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caroline_Herschel
Imagens via: Google.