M40 - Winnecke 4

Messier 40, (Winnecke 4) é uma estrela dupla na direção da constelação de Ursa Maior. Ela foi descoberta por Charles Messier em 1764 à procura de uma nebulosa nesta área, como foi relatado por Johann Hevelius. Não confirmado a existência da nebulosa, em vez disso, Messier catalogou esta como uma estrela dupla. Ela foi subseqüentemente redescoberta por Friedrich August Theodor Winnecke, em 1863.



Em 1991 a separação entre os componentes foi mensurado em 51″.7, aumentando desde o tempo de Messier. O consenso geral está levantando dúvidas se são mesmo estrelas muito próximas ou se são estrelas em uma mesma linha de visão mas à distâncias diferentes.
As duas estrelas têm magnitudes aparentes 9,0 e 9,3 e sua separação aparente na esfera celeste é de cerca de 52,8 segundos de arco, segundo dados do satélite Hipparcos, a estrela primária, chamada HD 238107, pertence à classe espectral G0, enquanto a segunda estrela, HD 238108, pertence à classe F8.

Segundo Richard Nugent, a estrela dupla é apenas um asterismo, ou seja, não estão fisicamente próximas ou ligadas (como em estrelas binárias), apenas suas posições na esfera celeste são quase idênticas. Segundo Brian A. Skiff, a estrela secundária está a uma distância muito mais próxima do que a estrela mais brilhante.


Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Winnecke_4
Imagem via: Google.