Astrônomos famosos: William Herschel

William Herschel (Hanôver, 15 de novembro de 1738) foi um astrônomo e compositor alemão naturalizado inglês. Aos 19 anos mudou-se para a Inglaterra onde passou a ensinar música, antes de se tornar um cientista. Com o tempo passou a estudar Astronomia e ficou famoso por sua descoberta do planeta Urano, assim como de duas de suas luas (Titania e Oberon), ele também descobriu duas luas de Saturno e a existência da radiação infravermelha. Ele é também conhecido pelas 24 sinfonias que compôs.

Descobertas científicas
Astronomia

Por volta de 1766 começou a estudar seriamente Astronomia e Matemática. Com sua irmã Caroline construiu telescópios para observar o céu noturno. Ele começou a observar os planetas e as estrelas em maio de 1773, e em 1 de março de 1774 começou um jornal, anotando suas observações sobre os anéis de Saturno e a Nebulosa de Órion.


Urano
Em 1781, mais precisamente no dia 13 de Março, durante sua procura por Estrelas duplas Herschel percebeu a existência de um corpo estelar, que inicialmente tomou por um cometa ou uma estrela. Após maiores observações ele chegou a conclusão de que devia se tratar de um planeta, com órbita mais distante que a de Saturno. No mesmo ano, Herschel foi premiado com a Medalha Copley e eleito membro da Sociedade Real. Em 1782 foi nomeado astrônomo da corte. Em 1787 descobriu dois satélites de Urano.





Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Herschel
Imagens via: Google.