Trecho de uma entrevista com Nick Sagan

Em entrevista, Nick Sagan (filho de Carl Sagan) fala de como o pai lhe influenciou

"Papai foi um homem de real decência e caráter" disse Nick.


Quando você tinha seis anos, seus pais te pediram para gravar uma saudação para ser enviada a alienígenas. O que isso significou para você?
Apesar de eu não conseguir dizer o que isso significou para mim na época, hoje eu fico perplexo. Fui extraordinariamente sortudo por poder contribuir com o Voyager Golden Record (disco lançado com as sondas Voyager em 1977). Essa pequena saudação que eu fiz em nome de todas as crianças vai continuar existindo muito tempo depois que eu tenha partido. É uma tremenda honra.

De que outras formas você acha que foi influenciado por seu pai? Qual é a maior lição que aprendeu com ele?
Papai tinha um apetite insaciável pela verdade. A sua paixão por Ciência não podia ser contida. Ele comparava isso ao sentimento de estar apaixonado e querer contar para todo mundo. No cerne disso, estava uma admiração pela honestidade e humildade que guiam o método científico. Ele foi não só um cientista que inspirou milhões, mas um homem de real decência e caráter. Ser honesto. Continuar aprendendo. Esforçar-se pela verdade. Não deixar o seu ego atrapalhar. São lições maravilhosamente valiosas e eu as carrego comigo por onde vou.

Acesse para ler a entrevista completa: revistagalileu.globo.com/.../papai-foi-um-homem-de-real-decencia-e-carater-diz-filho...


Na imagem: Carl Sagan e seu filho Nick.