COSMOS: A SPACETIME ODYSSEY


Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo é uma série americana de documentário científico. É uma continuação da série de 1980; Cosmos Uma Viagem Pessoal, que foi apresentada por Carl Sagan. O apresentador da nova série é o físico Neil deGrasse Tyson. Os produtores executivos são Seth MacFarlane e Ann Druyan (viúva de Sagan). A série estreou em 9 de Março de 2014 nos Estados Unidos, e em 13 de Março de 2014 no National Geographic Brasil.

A série original Cosmos, em 13 episódios, foi televisionada pela primeira vez em 1980 na Public Broadcasting System, e apresentada por Carl Sagan. O seriado tem sido considerado muito importante desde então; Dave Itzkoff do The New York Times o descreveu como "um marco divisor na programação televisiva com temática científica." A série tem sido assistida por pelo menos 400 milhões de pessoas em 60 diferentes países, e antes do documentário The Civil War de 1990, foi considerado o programa mais bem classificado da rede.


Após a morte de Sagan em 1996, sua viúva Ann Druyan, a co-autora da série Cosmos original junto com Steven Soter, um produtor da série e o astrofísico Neil deGrasse Tyson, procuraram criar uma nova versão, para atingir uma audiência o mais ampla possível e não apenas para aqueles interessados em ciência. Eles batalharam por anos com redes televisivas relutantes, que não conseguiam ver o amplo apelo do programa.



Fonte: Wikipédia A Enciclopédia Livre.
Imagens via: Google.
Vídeo: Carl Sagan - Tributo.